A Nossa Biblioteca deseja a todos, alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação um Natal muito feliz e um Ano Novo cheio de ótimas Leituras!
Blogue das bibliotecas dos J.I. e das escolas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Júlio Brandão
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
domingo, 2 de dezembro de 2012
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Premiados no Concurso: Melhor frase/Melhor ilustração sobre a BE
Dos trabalhos apresentados para o Concurso:
Melhor frase/Melhor ilustração sobre a Biblioteca foram premiados, com um
livro, os seguintes alunos:
Francisco Pereira - 1BC;
António Dinis Castro - 2BA;
Catarina Martind - 3BA;
Letícia Pinho - 3 BA;
André Ferreira - 4BB;
Catarina Pinto - 4BA.
Muito obrigada a todos pela vossa participação e muitos parabéns aos vencedores!
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
Encontro com Pedro Seromenho
Foi uma tarde diferente na Biblioteca Luís de Camões! Durante dias, os alunos dos 3.º e 2.º anos prepararam com empenho o encontro com este jovem escritor/ilustrador/editor. Desta vez o mote foi o lançamento recente do livro de Agnès de Lestrade, A grande fábrica de palavras. Após a leitura, coube a cada turma uma tarefa diferente. Enquanto uns prepararam a apresentação de Pedro Seromenho, pesquisando a sua vida e obra, outros tiveram de «comprar» algumas palavras tendo em vista a elaboração de uma narrativa; os mais pequenos também pensaram na importância das palavras e, imaginando-se no «país da grande fábrica de palavras», «apanharam» as que consideraram realmente importantes.
Pedro Sermenho apreciou o trabalho de todos e ofereceu-nos mesmo a capa para uma das histórias criadas. Houve tempo para uma animada conversa sobre a obra deste autor e não faltou também a habitual sessão de autógrafos. A biblioteca agradece e felicita todos os alunos participantes pelo seu empenho e excelente comportamento neste encontro!
domingo, 21 de outubro de 2012
MIBE no 1.º CEB
Neste mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, as bibliotecas das escolas do 1.º CEB receberam a visita de todos os alunos. Depois de lida uma adaptação do filme "A revolta dos livrinhos", todos cantaram animadamente a canção "Os livros são bons amigos". Foi ainda distribuído e lido o guia do utilizador da biblioteca, com o propósito de promover o seu bom funcionamento.
Foi assim no Centro Escolar de Antas
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Concurso: Melhor frase/Melhor ilustração sobre a BE
Para comemorar este mês dedicado às bibliotecas escolares, a tua biblioteca promove um concurso para premiar a melhor frase/melhor ilustração sobre a biblioteca. Só precisas de pôr a tua imaginação a funcionar e entregar o teu trabalho na biblioteca da tua escola até ao final do mês de outubro.
Outubro: mês internacional das bibliotecas escolares
Outubro é o mês dedicado às bibliotecas
escolares e o dia 22 de outubro foi declarado pela RBE com o
Dia da biblioteca escolar.
"Para celebrar esta data, a IASL -
International Association of School Librarianship propôs, como
habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave
para o passado, presente e futuro.Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer."
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/363.html
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
sábado, 30 de junho de 2012
Banco de Livros Escolares de Vila Nova de Famalicão
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai criar um Banco de Livros Escolares para alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário do concelho. A proposta foi apresentada esta quarta-feira, em reunião do executivo municipal pelo vice-presidente da autarquia, Paulo Cunha, tendo sido aprovada por unanimidade. “Os benefícios sociais, ambientais e económicos desta iniciativa são inegáveis, por isso o município de Famalicão, através da Rede Municipal de Leitura Pública, lança este projeto que pretende envolver e sensibilizar toda a comunidade escolar, nomeadamente os alunos, os encarregados de educação e os professores, para a necessidade de reutilização dos manuais escolares usados, para a sua correta utilização durante o período de «posse» e, consequentemente, para as boas práticas em matéria de responsabilidade social e ambiental”, afirma Paulo Cunha.
De resto, os principais objetivos são desenvolver o sentido de partilha e solidariedade social, promover a reutilização dos manuais escolares e o respeito pelo livro, diminuir os custos de aquisição de manuais escolares e promover a educação ambiental.
De acordo com o regulamento, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco ficará responsável pela constituição e gestão do banco de manuais escolares entregues pela população. Refira-se que a Câmara Municipal, numa atitude pioneira, oferece gratuitamente os manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo. A medida de largo alcance social dura já desde 2002, altura em que Armindo Costa, da coligação PSD/CDS-PP, assumiu os destinos da autarquia. A medida municipal abrange, atualmente, um total de 6 mil alunos do 1º Ciclo do ensino básico, num investimento na ordem dos 220 mil euros.
LIVROS DEVEM SER ENTREGUES ATÉ 13 DE JULHO
A cedência dos livros usados, do 5.º ano ao 12.º ano, deverá ser efetuada até 13 de julho, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. A divulgação da listagem dos livros escolares disponíveis para empréstimo será publicada na página da internet da Biblioteca Municipal em http://www.bibliotecacamilocastelobranco.org/, até 23 de julho.
Os manuais entregues para cedências deverão estar em bom estado de conservação. O Banco de Livros Escolares reserva-se ao direito de poder reciclar os livros que se encontrem em avançado estado de degradação, assim como, ceder os livros desatualizados a instituições nacionais e estrangeiras.
Ver normas de participação aqui
Ver cartaz promocional aqui
domingo, 24 de junho de 2012
Concurso de verão
Para
promover a leitura nas férias grandes a editorial Caminho lançou o Concurso de
Verão "Vou apresentar um Livro" (http://www.uma-aventura.pt/index.php?s=novidades&id=50&titulo=oncurso%20de%20Ver%E3o)
Desafia os leitores de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada a apresentarem um dos livros das autoras em vídeo e colocar o vídeo no Youtube.
As 5 melhores apresentações de cada mês serão incluídas no site Uma-aventura.pt e receberão um livro autografado pelas autoras.
quinta-feira, 14 de junho de 2012
O jardim secreto dos sons apresentado na BE das Lameiras
A convite da biblioteca das Lameiras, no dia 11 de Junho, “Os 21 especiais” da escola Conde S. Cosme apresentaram “ O jardim secreto dos sons”, em língua gestual. Com muita curiosidade, os alunos das Lameiras seguiram os gestos e seus significados, conhecendo uma nova maneira de comunicar e concluíram que sendo todos diferentes, todos são iguais. Agradeceram este momento de intensa partilha com a oferta de flores executadas por si.
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Portas do Céu
Primavera on PhotoPeach
De novo se abriram as Portas do Céu, de Rosa Lobato Faria, aos alunos do 3.º ano do Centro Escolar Luís de Camões. A leitura do pequeno excerto relativo à primavera trouxe vida, som e cor com uma pequena abordagem de Vivaldi e de Botticelli. Depois da leitura foi pedido aos alunos que criassem uma tela para descrever os encantos e recantos da natureza, utilizando desde a pintura à colagem de recortes. Num avivar de cores, ao som de Vivaldi, os alunos foram criando a sua primavera.
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Dia Mundial da Criança
Sabias
que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
Segue a hiperligação e fica a saber mais sobre a história deste DIA!
sexta-feira, 25 de maio de 2012
À conversa com José Vaz
A manhã de hoje foi diferente no C. E. Luís de Camões. A visita de José Vaz animou a nossa biblioteca. Os alunos dos 3.º e 4.º anos conversaram animadamente com o escritor e tiveram oportunidade de satisfazer a sua curiosidade relativamente a variados aspetos da sua vida e da forma como se inspira para escrever as suas histórias. Muito obrigada, José Vaz. Ficamos desde já à espera do seu próximo livro!
domingo, 20 de maio de 2012
José Vaz no C. E. Luís de Camões
No próximo dia 25 José Vaz estará na biblioteca do C. E. Luís de Camões à conversa com os alunos dos 3.º e 4.º anos.
No final haverá uma sessão de autógrafos.
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Dia da Família
No âmbito do dia mundial da família, 15 de maio, a
leitura de “O livro dos Porquinhos”, de Anthony Brown, na biblioteca das Lameiras, no
centro escolar Luís de Camões e no Jardim de Infância da Lagoa avivou o
conceito de família. Trata-se de uma obra altamente recomendável
para iniciar os leitores numa educação baseada na igualdade.
A mãe,
Sr.ª Porcino, teve um papel importantíssimo na mudança de hábitos
pré-estabelecidos no dia a dia desta família.
Os alunos caracterizaram a sua família, através do desenho e de frases
ilustradas. Foi um dia em família…!
Partilha de leituras
Na BE das Lameiras, uma aluna mais velha, do 1.º ciclo, escolhe um livro e lê-o aos mais pequeninos do JI.
quarta-feira, 16 de maio de 2012
O grilinho tenor nos JI
Foi na aldeia da Lagoa e nas Lameiras, com os meninos do Jardim de Infância, que o grilinho Tenor cantou. Foi uma história, onde os cheiros e os sons da natureza se confundiram com a alegria e o entusiasmo das crianças.
“O grilinho Tenor “, de Palmira Martins, apresenta-nos a história de um menino que prendeu o grilo numa gaiola para o ouvir cantar. O desenrolar da ação mostra-lhe que o grilo deixou de cantar porque está triste.
Ao longo da narração, as crianças repetiam o cantar do grilo Tenor:
- Gri Gri, não gosto de estar aqui…!
Esta interessante conversa com os alunos levou-os a refletir sobre a ecologia e o papel do homem como responsável pela preservação do ambiente.
terça-feira, 15 de maio de 2012
Dia da Família
Por proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1994, o dia 15 de Maio de cada ano assinala o Dia Internacional da Família. Esta iniciativa é uma forma de reconhecer o papel nuclear da família na sociedade e de impulsionar a adopção de medidas no plano nacional e internacional com o fim de melhorar a condição da família.
quinta-feira, 10 de maio de 2012
quarta-feira, 9 de maio de 2012
«Democracia e bibliotecas»
Na visão de Backus, podem ser partilhados não apenas os livros, mas toda uma variedade de materiais, incluindo ferramentas, uma sala vaga, carros, mobília, música e arte, entre pares, através das bibliotecas, numa base que pode ser construída pela confiança e a credibilidade. "As bibliotecas podem permitir às pessoas um uso melhor dos seus próprios recursos, pela partilha", afirma. "Pela partilha através da biblioteca, em vez de ter de se organizar uma rede totalmente nova (para a partilha), podemos dar um pouco mais de poder à gente que usa a biblioteca."
"O meu interesse pelas bibliotecas", continua, "tem a ver com a tentativa de ser uma força alternativa para alguma coisa mais próxima de uma sociedade e de uma cultura que a si mesmo se possui, democraticamente. Em pleno capitalismo do mercado hiper-livre, as bibliotecas estão a tentar representar, ainda, alguma alternativa onde as coisas ainda se partilham e o conhecimento é construído e apropriado de modo cooperativo." (...)
“As bibliotecas existem para que as pessoas se possam informar por si mesmas. " diz Backus. “Mas não têm de ser apenas locais para aceder à informação. São, cada vez mais, lugares, para fazer alguma coisa sobre aquilo que se está a aprender; para adquirir conhecimento e fazer alguma coisa com ele."
“ Cheguei ao ponto em que quando penso numa biblioteca, a minha imaginação não a representa como um edifício cheio de estantes de livros, " continua. "Representa-a como um espaço e uma rede muito mais interactivos. Todos conhecemos o poster de biblioteca que diz "Lê", mas penso que o ponto crucial do serviço de biblioteca é transformar essa palavra "Lê" em "Age", "Questiona", "Faz", "Experimenta", "Põe a cabeça de fora".
Artigo de Cat Johnson, acedido pela ajuda de Miguel Mimoso Correia, no FB. Publicado por Maria José Vitorino em
http://alfinete2008.blogspot.pt/2012/04/democracia-e-bibliotecas.html
sexta-feira, 4 de maio de 2012
sexta-feira, 27 de abril de 2012
Inauguração do C. E. Luís de camões
O dia 25 de abril foi vivido de forma especial no Centro Escolar Luís de Camões. Aproveitando as comemorações do Dia da Liberdade, o Sr. Presidente da Câmara inaugurou estas novas instalações, em funcionamento desde o início do ano letivo.
Professores e alunos trabalharam em conjunto, prepararando várias atividades para mostrar um pouco do trabalho que por aqui se vai fazendo.
A Nossa Biblioteca promoveu, em colaboração com as professoras titulares do 2.º ano, um momento de leitura. Juntando a comemoração do 25 de abril e a importância da leitura para a nossa formação de cidadãos livres, foi feito um resumo/adaptação da obra de Manuel António Pina “O Tesouro”, que, lido por seis alunos, lançou um apelo à leitura.
25 de abril
“A fábula dos feijões cinzentos”, de José Vaz, despertou nos alunos da EB1 das Lameiras e ainda nos do 2º ano do C. E. Luís de Camões o interesse pelos factos históricos do 25 de abril de 1974. A analogia da fábula com os acontecimentos reais do 25 de abril foi bem compreendida pelos alunos, que manifestaram as suas opiniões e pronunciaram também eles as palavras aprisionadas: liberdade, igualdade, fraternidade, justiça, democracia…!
Ciclo do livro
No âmbito do Dia Mundial do Livro, a
biblioteca apresentou o “ Ciclo do
Livro”, de Cristina Quental e Mariana Magalhães. Esta obra aborda as “pistas”
que conduzem ao nascimento do livro, desde os escritores à editora, aos
ilustradores, à gráfica, ao diretor de marketing... Tiveram oportunidade de manusear livros e de
aprender as partes que o constituem. Foi um percurso interessante e revelador!
A lebre e a tartaruga
Para comemorar o Dia Internacional
do Livro Infantil, 2 de abril, a Biblioteca das Lameiras presenteou os
pequeninos do Jardim de Infância com a leitura musicada da fábula” A lebre e a
tartaruga”, de La Fontaine. Aproveitando a imaginação própria desta idade os
meninos foram convidados a elaborar um painel temático, “A floresta encantada
da lebre e da tartaruga”. Foi um bom momento de criatividade e diversão! O
ambiente também não foi descurado porque foram reutilizados recortes de jornais
e revistas.
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
sábado, 21 de abril de 2012
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Formação de utilizadores no C. E. Luís de Camões
Com mais 7 sessões, desta vez para as turmas dos 1.º e 2.º anos, terminou esta etapa de formação de utilizadores da biblioteca. Todos os alunos se portaram muito bem e estiveram com atenção à explicação das regras, como provaram nos desafios que lhes foram lançados.
Agora temos finalmente o empréstimo domiciliário a funcionar em pleno para todas as turmas do C. E. Luís de Camões. O entusiasmo dos alunos tem sido muito positivo; esperamos que continuem a visitar A Nossa Biblioteca e que gostem cada vez mais de ler porque neste mês de abril, do livro e da leitura, os nossos livros têm sentido a felicidade de ser acarinhados pelas mãos dos mais novos.
quinta-feira, 19 de abril de 2012
A família partilha leituras
Algumas turmas do C. E. Luís de Camões têm sido presenteadas com a participação dos encarregados de educação que se disponibilizam a dedicar algum do seu tempo a contar uma história aos seus filhos e aos colegas. É uma atividade que tem promovido o interesse e o gosto pela leitura, pelo que A Nossa Biblioteca tem todo o prazer em registá-la.
Nesta fotografia temos o pai de uma aluna da turma 6 do 2.º ano contando a história dos "101 Dálmatas".
quarta-feira, 18 de abril de 2012
terça-feira, 17 de abril de 2012
Um Livro
Um livro
Um livro
É uma beleza,
É uma caixa mágica
Só de surpresas!
Um Livro
parece mudo...
Mas nele a gente
descobre tudo!
Um livro tem asas,
longas e leves...
que de repente,
levam a gente,
longe, longe...
Um livro
é parque de diversões:
cheio de sonhos coloridos,
cheio de doces sortidos,
cheio de luzes e balões...
Um livro...
É uma floresta
com folhas e flores
e bichos e cores,
é mesmo uma festa!
Um navio pirata no mar,
um foguete perdido no ar,
é amigo é companheiro!
Elias José
Um livro
É uma beleza,
É uma caixa mágica
Só de surpresas!
Um Livro
parece mudo...
Mas nele a gente
descobre tudo!
Um livro tem asas,
longas e leves...
que de repente,
levam a gente,
longe, longe...
Um livro
é parque de diversões:
cheio de sonhos coloridos,
cheio de doces sortidos,
cheio de luzes e balões...
Um livro...
É uma floresta
com folhas e flores
e bichos e cores,
é mesmo uma festa!
Um navio pirata no mar,
um foguete perdido no ar,
é amigo é companheiro!
Elias José
domingo, 15 de abril de 2012
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Dia Internacional do Livro Infantil
2 de abril é um dia muito especial! O "Dia Internacional do
Livro Infantil" que se celebra desde 1967! E celebra-se neste dia em
homenagem ao maior escritor de livros infantis Hans Christian Andersen. Esta
celebração é uma forma de inspiração à leitura pelo prazer e para chamar a
atenção para os livros para crianças.
sábado, 31 de março de 2012
sexta-feira, 23 de março de 2012
Dia da Poesia
Na BE das Lameiras, a poesia foi a personagem principal numa tertúlia onde todos os alunos e professores leram e ouviram pequenos poemas.
segunda-feira, 12 de março de 2012
Murais da Leitura
Nas escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo foram
construídos, ao longo desta semana, murais de leitura com os testemunhos das
reflexões feitas sobre o tema.
O concelho a ler
Numa iniciativa do grupo de trabalho das bibliotecas de V.N. de Famalicão, destaque para “O concelho a ler”, no dia 8, 5.ª feira, em que todos os estabelecimentos, às 10:15 h fizeram uma sessão de leitura. Porque o tema proposto pelo Plano Nacional de Leitura era a solidariedade e cooperação, no 1.º ciclo, o livro “À Descoberta da Vida”, editado pela Federação das Associações de dadores de sangue, foi o escolhido, graças à “dádiva“ desta Federação que permitiu a oferta do mesmo a todos os alunos. Um pequeno conto que, servindo-se do poder persuasivo das crianças, pretende que a mensagem chegue a toda a comunidade.
Subscrever:
Mensagens (Atom)