A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai criar um Banco de Livros Escolares para alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário do concelho. A proposta foi apresentada esta quarta-feira, em reunião do executivo municipal pelo vice-presidente da autarquia, Paulo Cunha, tendo sido aprovada por unanimidade. “Os benefícios sociais, ambientais e económicos desta iniciativa são inegáveis, por isso o município de Famalicão, através da Rede Municipal de Leitura Pública, lança este projeto que pretende envolver e sensibilizar toda a comunidade escolar, nomeadamente os alunos, os encarregados de educação e os professores, para a necessidade de reutilização dos manuais escolares usados, para a sua correta utilização durante o período de «posse» e, consequentemente, para as boas práticas em matéria de responsabilidade social e ambiental”, afirma Paulo Cunha.
De resto, os principais objetivos são desenvolver o sentido de partilha e solidariedade social, promover a reutilização dos manuais escolares e o respeito pelo livro, diminuir os custos de aquisição de manuais escolares e promover a educação ambiental.
De acordo com o regulamento, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco ficará responsável pela constituição e gestão do banco de manuais escolares entregues pela população. Refira-se que a Câmara Municipal, numa atitude pioneira, oferece gratuitamente os manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo. A medida de largo alcance social dura já desde 2002, altura em que Armindo Costa, da coligação PSD/CDS-PP, assumiu os destinos da autarquia. A medida municipal abrange, atualmente, um total de 6 mil alunos do 1º Ciclo do ensino básico, num investimento na ordem dos 220 mil euros.
LIVROS DEVEM SER ENTREGUES ATÉ 13 DE JULHO
A cedência dos livros usados, do 5.º ano ao 12.º ano, deverá ser efetuada até 13 de julho, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. A divulgação da listagem dos livros escolares disponíveis para empréstimo será publicada na página da internet da Biblioteca Municipal em http://www.bibliotecacamilocastelobranco.org/, até 23 de julho.
Os manuais entregues para cedências deverão estar em bom estado de conservação. O Banco de Livros Escolares reserva-se ao direito de poder reciclar os livros que se encontrem em avançado estado de degradação, assim como, ceder os livros desatualizados a instituições nacionais e estrangeiras.
Ver normas de participação aqui
Ver cartaz promocional aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário